No último Horizonte Debate falamos da inclusão digital e de como navegar pela Internet de forma responsável e segura. Estiveram conosco o referência em Saúde Mental Alexandre Bispo, a diretora de Inclusão Digital da Prodabel Silvana Veloso e o advogado, especialista em Internet Alexandre Atheniese.
Abaixo, dicas de como navegar de forma segura. Esta cartilha foi colocada a diposição pelo Alexandre Atheniense especialmente para os que acompanham o Horizonte Debate!
Como evitar riscos com a sua imagem e privacidade no Orkut
Mantenha suas informações pessoais em segredo: nunca compartilhe sua senha e nome de usuário do orkut com amigos ou em um site não autenticado pelo Google. O orkut não permite que nenhum site externo armazene informações de login e nunca solicitará que você as digite em nenhum outro lugar fora da página de login do orkut. Por precaução, verifique sempre se sua barra de endereços indica “https://www.google.com/accounts/ServiceLogin?…..” e nada mais quando você estiver compartilhando sua senha e nome de usuário do orkut.
Dicas de como os pais podem orientar os filhos para o uso seguro da rede
- Estipule horários, examinar o que o filho faz e os amigos com quem anda;- Instale o computador em área da casa onde a família circule;- Acompanhe a criança quando utilizar computadores de bibliotecas;- Navegue na internet algum tempo com a criança. Se você é pouco familiarizado com a internet, peça para seu filho ensiná-lo a navegar. Navegue, veja como a rede funciona e o que ela proporciona às pessoas;- Opte por programas que filtram e bloqueiam sites;
Cartilha de Segurança no uso de computadores e da Internet
- Mantenha sempre sua individualidade – senhas são pessoais e intransferíveis e não é falta de confiança não compartilhá-las com amigos, namorados ou conhecidos.
- Cuidado ao se deixar fotografar, especialmente em poses sensuais ou em situações mais íntimas. Por maior que seja a confiança no outro é preciso ser racional e pensar que no futuro tal contexto possa não existir mais.
Cartilha sobre cuidados em relacionamentos virtuais (amizades, namoros, etc):
- Desconfie sempre. Tenha cuidado redobrado no mundo virtual. Você deve sempre lembrar que está se relacionando com letras e números. Lembrar que as pessoas, através do anonimato da tecnologia, podem esconder sua personalidade. Por isso, nunca cuidado ao acreditar nas imagens, falas, idade ou em qualquer outra característica física destas pessoas, porque nem sempre isso será verdade.
- Não divulgue informações pessoais como números de telefone, endereço, local de trabalho, etc;
- Ao marcar encontros dê preferência a locais públicos, avise a parentes e amigos os detalhes do encontro e se possível vá sempre acompanhada;
Cartilha de orientação aos pais no combate a pedofilia na internet
- Explique que há homens e mulheres mal-intencionados na Internet. Aproveite para passar a velha idéia do “não fale com estranhos”, que pode ser muito bem aplicada à comunicação virtual: ensine a criança a não fornecer informações pessoais como nome, endereço e escola em que estuda em conversas pela Internet, a não enviar fotos para pessoas que conheceu pela Internet e a não receber dessas pessoas nenhum tipo de arquivo.
- Conheça os amigos que a criança faz no mundo virtual. Assim como podem surgir boas e duradouras amizades, também podem aparecer pessoas com más intenções. Explique a ela que as coisas vistas e lidas na Internet podem ser verdade, mas também podem não ser.
Cartilha sobre os cuidados que as mulheres devem ter com suas fotos na internet durante os relacionamentos amorosos
- Mantenha sempre sua individualidade – senhas são pessoais e intransferívies e não é falta de confiança não compartilhá-las com seu namorado ou marido. É respeito
- Caso você prefira confiar, lembre-se que acidentes acontecem. A máquina digital ou o computador no qual estão gravadas imagens íntimas podem ser furtados ou computador ser invadido, caindo aquelas imagens “secretas” em domínio público.
- A partir do momento em que você disponibiliza dados, informações ou fotos na internet, tal conteúdo poderá circular no mundo inteiro. Portanto, caso pretenda resguardar sua intimidade, pense duas vezes sobre o que você envia aos amigos virtuais ou disponibiliza em sites de relacionamento.
- Os sites de relacionamento podem ser ótimas fontes de informação para ladrões, sequestradores ou pessoas mal intencionadas. Cuidado com o que você disponibiliza. Festas nas quais você irá, encontros marcados, participação em comunidades de Bairros, Ruas, Escolas, Trabalho, são excelentes formas de ser facilmente localizada e de ter seus hábitos catalogados.
Cartilha sobre como comprar com segurança na Internet
Procure sempre identificar o fornecedor, seja ele uma loja virtual ou um vendedor em site de leilão, e sua política de privacidade. Os indicadores de avaliações dos vendedores em sites podem ajudá-lo.
Verifique a segurança do site e se está de fato na página do site pretendido. Essa confirmação pode ser feita no momento em que for solicitado que você digite sua senha ou coloque algum de seus dados pessoais, confira se a URL começa com “https” e se há um cadeado no canto inferior direito da tela. Esse cadeado que deve estar fechado, isso representa que o site é seguro.
Lembre-se que o fornecimento de informações bancárias e número do cartão de crédito, só deve ser feito se você estiver seguro quanto ao site.
Mais informações no blog: www.dnt.adv.br
28 de ago. de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário