9 de mar. de 2009

A mulher e o câncer de mama


Neste ano, começa a vigorar a decisão do governo federal de ampliar o acesso à mamografia para mulheres com idade a partir dos 40 anos pelo Sistema Único de Saúde. A mamografia permite a detecção precoce do câncer de mama para que o tratamento possa ser iniciado rapidamente.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais freqüente no mundo e o mais comum entre as mulheres. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, INCA, a cada ano, cerca de 22% dos casos novos de câncer em mulheres são de mama.

No programa Horizonte Debate desta quarta-feira, dia 11 de março, às 21 horas, ao vivo, vamos falar sobre as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Vamos também tirar todas as dúvidas a respeito da mamografia. Vamos discutir ainda o papel das associações e saber mais sobre a fisioterapia em mulheres que fizeram a cirurgia de retirada da mama.

Estarão conosco o mastologista e presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, regional Minas Gerais, Régis Leite L’Abbate, a fisioterapeuta e especialista em Saúde da Mulher, Luciana Aparecida Mesquita e o mastologista e presidente da Associação de Prevenção do Câncer de Mama na Mulher, Thadeu Provenza.

Nenhum comentário: